5 de maio de 2009

Mata/ RS - Sítios Paleobotânicos

Tronco de madeira fossilizada de 200 milhões de anos de idade Tamanho da fonte
Madeira fossilizada
Fóssil amonita
Fóssil animal em sedimento rochoso (lembra um réptil)
Fóssil de peixe em sedimento rochoso
Lepidóptera - Lobophora halterata (Geometridae)
Entardecer em Mata/RS
Teia de aranha enfeitada por gotas de chuva

Cidade de Mata/RS- Sítios Paleobotânicos
A cidade de Mata se localiza a 379Km da cidade de Porto Alegre e possui um dos maiores sítios arqueológicos de madeira petrificada a céu aberto do mundo, com fósseis datando de 200 milhões de anos.
Se pensarmos que há 200 milhões de anos atrás, exatamente no Perído Jurássico Superior da Era Mesozóica os continentes estavam unidos em um único, chamado de Pangéia, os animais que habitavam o planeta eram os extintos dinossauros e a vegetação era gigantesca devido ao clima quente e umido, o passeio se torna muito mais interessante, assim como se torna incrível tocar estes fósseis de árvores petrificadas.
Na cidade existe um sítio paleobotânico aberto ao público onde se encontram as "Florestas Petrificadas" com troncos de madeira fossilizada silicificada. As características moleculares destas árvores petrificadas são as mesmas das árvores de madeira vivas, com anéis de crescimento, casca, raízes, miolo e nós, porém ela se encontra petrificada por processos onde a água acaba por dissolver a sílica, cálcio ou pirita do próprio solo e a árvore acaba absorvendo estes minerais, trocando as moléculas orgânicas por estes, impedindo a madeira de apodrecer e conservado o vegetal por incríveis 200 milhões de anos.
As belezas de Mata podem ser encontradas também nas cascatas como a da Boa Esperança e a do Buraco, além do Museu Municipal Guido Borgomanero o qual exibe peças de paleontologia, arqueologia, zoologia e minerais.
Informações: 55- 32591272
Jardim Paleobotânico - Rua do Sertão 67.
Museu Guido Borgomanero - Rua do Comércio 582.

11 comentários:

  1. Parabéns pelo seu ótimo trabalho de divulgação da cidade de Mata!Sou matense e junto com um grupo de pessoas estamos formando uma ONG, entitulada AJAPM(Amigos do Jardim Paleobotânico de Mata)em breve estaremos criando um blog para melhor divulgar nossas idéias e projetos para desenvolver o turismo em Mata!Gostaríamos de contar com sua parceria, dando-nos sugestões! Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi Patrícia, obrigada pelo comentário, e parabéns pela linda cidade! Mata é um lugar incrível, sua história, seus fósseis e seus sítios paleobotânicos tornam a cidade um paraíso de pré-história a céu aberto. Boa sorte com o Blog!!!
    Abraços,

    Michele Dornelles.

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é Léa Kurrle e me orgulho de ter nascido nesta cidade.Mata é uma aula de pré-história com suas madeiras petrificadas.
    Tenho visitado-a regularmente.É maravilhoso ouvir elogios sobre a nossa cidade natal.
    beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Léa, obrigada pelo comentário!
    É verdade, Mata é uma aula de história a céu aberto, imperdível!
    Bjus!

    ResponderExcluir
  5. Fico deslumbrada com a beleza e a simplicidade desta cidade.É a cidade natal de minha mãe (que ja nos deixou a muitos anos...) Bate a nostalgia e saudade do tempo que ia ai quando criança. Tenho ainda parentes e várias fotos da última visita. Estou muito feliz em vê-la crescer e ser admirada por tds que a conhecem e o modo como divulgam sua maravilhas. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Olá, obrigada pelo comentário!
    É muito bacana saber que esta cidade além das suas belezas naturais também te faz lembrar alguém especial como tua mãe, imagino a saudade e a nostalgia que esta cidade te proporciona...
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  7. sou Matense e tenho muita saudade dai atualmente moro em viamão,mas sempre que posso visito-a pois além de familiares teho ainda muitas amizades por ai um grande abraço a todos nossos conterrâneos.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pelo comentário, a cidade de Mata realmente é linda!!!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  9. Vc é sempre bonita assim?

    ResponderExcluir
  10. Capaz, isso é edição de imagens... Mas obrigada pelo comentário de qualquer forma!!!

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar!!!