24 de maio de 2009

Chichen Itzá/México

"Templo dos Guerreiros e Palácio das Mil Colunas".

Réptil habitante de Chichen Itzá .

"Caracol" - O Observatório Astronômico.

"Chac mool" - local onde as oferendas eram oferecidas aos Deuses após ritos de sacrifícios humanos.

Serpentes com cabeça de dragão - símbolos de Chichen Itzá relacionados ao culto da Serpente Emplumada (Kukulcã).

"Pirâmide de Kukulcán" (Serpente Emplumada).

Área reservada ao Deus Maior para assistir aos jogos e determinar quem seria decapitado .

Fachada posterior do "Templo dos Jaguares".

Serpente Emplumada - Kukulcã.

"Templo dos Jaguares", onde se encontra a área destinada aos jogos - o perdedor era decapitado ao final da partida.



Chichén Itzá - México
Chichen Itzá é o exemplo mais completo e espetacular das culturas maia e toltesca, com fontes arqueológicas e tradição histórica, derivadas de lendas e mitos locais.
Na cidade de Chichen Itzá pode-se visualizar os diversos elementos decorativos nas construções, principalmente em forma de esculturas em baixo relevo de pedra, incluindo as famosas serpentes com cabeça de dragão.
Documentos datados de 987 d. C., relatam a chegada da cidade um um personagem nobre, culto e refinado, que havia sido expulso de seu próprio reino na cidade de Tula pelo irmão. Os maias deram o nome a este personagem de Kukulcã, ou "Serpente Emplumada", o qual trouxe de sua cidade de origem para Chichen Itzá, conhecimentos nas artes, medicina, e cultura , levando a cidade a dias de prosperidade além de iniciar um grande impulso econômico no local.
Elementos decorativos se fundem com tradições locais, como a presença de crânios e esqueletos como adornos (remetendo aos sacrifícios humanos adotados em rituais sangrentos em oferenda aos Deuses), serpentes com cabeça de dragão (remetendo a Kukulcã), esculturas antopomórficas, como o local de oferendas (Chac mool), e águias e jaguares (os quais devoravam as oferendas destinadas aos Deuses no topo das pirâmides), alguns inclusive adornados com pedras e dentes incrustados nas esculturas de basalto.
Prédios com nomes específicos, destinados a diferentes rituais, fazem de Chichén Itzá um museu a céu aberto. O "Caracol, ou observatório, funcionava como observatório astronômico e também como templo ao culto da Serpente Emplumada, o "Templo dos Jaguares" cercava a área destinada aos jogos, onde dois times disputavam um jogo semelhante a uma mistura de futebol com basquete. O perdedor seria decapitado em ritual específico, e sua cabeça seria oferecida a algum Deus, além do "Templo de Kukulcã", uma das principais construções de Chichen Itzá. Contruída em forma de pirâmide, possui quatro escadarias (uma em cada face da pirâmide), onde cada umas de suas faces se alinha a um dos pontos cardeais, sendo possível observar um jogo de luzes e sombras de acordo com o movimento do sol durante o ano, de forma que as grandes esculturas de serpentes emplumadas da escadaria Norte projetem suas sombras, parecendo se mover pelas escadarias durante as estações da primavera e outono.
Chichen Itzá é uma das 7 maravilhas do mundo moderno, e em 1988 foi declarada pela UNESCO como Patrimônio Mundial.


Fonte: Grandes Civilizações do Passado - México Antigo
(Ed. Folio: Barcelona, 2006).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar!!!