27 de maio de 2009

Ilhéus/Bahia

Maravilhoso Mar da Bahia


Bahia - Terra de todos os Santos: Iansã
Centro da cidade de Ilhéus

Bataclan
Busto de Jorge Amado - Museu Jorge Amado
Anoitecer Baiano

Artesanato típico de Ilhéus

Bromélia

Ilhéus/Bahia

Ilhéus é conhecida por possuir o mais extenso litoral dentre os municípios baianos, sendo conhecida como a "Capital do Cacau" pelo seu potencial comercial com a produção desta fruta durante muitos anos.
Este potencial econômico foi bastante reduzido devido a praga vassoura-de-bruxa, um fungo basidiomiceto que infestou as plantações, provocando crescimento anormal dos cacueiros, seguido de morte do vegetal.
A cidade passou a ser conhecida mundialmente devido ao escritor Jorge Amado e seus romances como Gabriela, Cravo e Canela e Terras do Sem Fim, ambos ambientados em Ilhéus. As histórias destes romances se basearam nas histórias reais da época de ouro do cultivo do cacau, onde a cobiça, os amores e lutas pelo poder, renderam boas tramas.
Em 1881 Ilhéus foi elevada à categoria de cidade, e na década de 1920 a cidade de Ilhéus fervilhava em riqueza e luxo, primando pelo bom gosto e pelo requinte.
Hoje, o potencial turistico de Ilhéus se sobressai ao potencial cacaueiro, porém ainda existe bastante lembrança desta época de ouro, como nas lojas de artesanatos em que se pode comprar a fruta para enfeite, licor de cacau e até chocolate de cacau puríssimo.
Há lugares históricos a serem vistados, como o restaurante Bataclã, com mais de 100 anos de vida, e ainda se pode tirar um foto com a réplica de Jorge Amado sentado em uma mesa do bar, o Bataclã, um antigo prostíbulo disfarçado de bar, onde os "coronéis do cacau" iam "dar uma bicada" e mentiam para as esposas que iam tratar de negócios, e claro, a Casa de Cultura Jorge Amado, com algumas relíquias do escritor, como a máquina de escrever usada por ele, alguns escritos, bustos e quadros.
Informações: www.ilheusvirtual.com.br
 Prefeitura de Ilhéus: Fone (55) 73 2101-5500

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar!!!