9 de maio de 2009

Rabat/Marrocos



Antigas muralhas e portões de Rabat

Detalhes de decoração das portas das casas


Construções a beira do Oceano Atlântico (Kasbah de Oudaia)

Detalhes das portas com adornos em bronze

Kasbah de Oudaia

Portão presente na parte antiga de Rabat

Portões de entrada do Palácio Real de Rabat

Torre Hassan

Mausoléu de Mohamed V

Mausoléu Mohamed V (parte interna)

Rabat/Marrocos
Capital do Marrocos, segunda cidade imperial, a cidade possui como cor oficial a cor branca, sendo que todas as construções (com exceção da parte antiga) devem ter esta cor.
No ano de 1184 o sultão Yacoub el Mansour cercou a cidade com 6 Km de muros e 5 portões, construindo a imponente Mesquita de Hassan. O que se vê hoje na Mesquita são várias colunas e um minarete inacabado. A Mesquita nunca foi concluída.
Na parte antiga de Rabat encontram-se os grandes Souks com suas lojas de artesanatos e especiarias. Na parte nova, assim como em toda a capital, há um grande tráfego de automóveis, as vestimentas típicas já são esporádicas, assim como os prédios, modernos e brancos contrastam com as grandes muralhas e portões da cidade em cor ocre.
O Palácio Real e a Mesquita Real situam-se em Rabat, assim como a Kasbah de Odaia, algo semelhante a um cortiço, com residências brancas de janelas azuis, portas decoradas e pequenas ruelas onde poucas pessoas transitam.
Em Rabat também se encotra o Mausoléu de Mohamed V (concluida em 1971), na parte oposta a Torre de Hassan, onde estão as tumbas do Rei marroquino e de seus dois filhos.
Rabat não é tão exótica quando Marrakech e Fez, mas é um lugar cheio de histórias e tradições milenares.
Informações : Guia Espiral Marrocos
(São Paulo: PubliFolha, 2008).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar!!!