8 de maio de 2009

Marrakech - Marrocos

Té menta - bebida típica do Marrocos, deve ser servida a uma certa distância do copo para que faça espuma.
Souks dos Ferreiros

Ruelas de Marrakech
Especiarias do Herbário

Especiarias do Herbário

Marrakech/Marrocos



Palácio Bahia - entrada

Palácio Bahia - interior
Palácio Bahia - local onde acontecia a dança do ventre. As mulheres deviam dançar até o momento em que o Vizir ordenasse, não importando o cansaço. Quando uma dançarina saia, outra entrava em seguida.


Detalhes luxuosos no teto do Palácio Bahia


Vista para os jardins do Palácio Bahia

Armários internos - Palácio Bahia

Portas que davam acesso ao jardim externo -Palácio Bahia

Detalhes no teto do Palácio Bahia



Tapetes Bérberes - Marrakech/Marrocos




Herbário


Roupas marroquinas


Especiarias do Herbário


Herbário

Souks e seus produtos alimentícios

Souks - centros de compras


Tumbas Saadianas - Mausoléu do Século XVI


Jardins de Marrakech


Portão Bab Agnou

Gato fazendo pose sobre uma Tumba Saadiana

Mesquita Koutobia


Mesquita Koutobia


Jardins de Marrakech/Marrocos


Mesquita Koutoubia - Marrakech


Souks - centros de compras

Monte Atlas
Segundo a mitologia grega, Atlas era um gigante titã da que se rebelou contra os Deuses e recebeu como castigo o peso dos céus em suas costas. Ao não aguentar mais o peso ele implorou para ser transformado em pedra, se transformando no Monte Atlas

Encantadores de serpentes - Praça Djemaa el-Fna

Souks, contrastes de cores entre os tapetes bérberes

Herbário - Farmácia popular de ervas e raízes

Tumbas Saadianas - Mausoléu do Séc. 16

Portão Bab Agnaou - leva à Cidade Imperial

Praça Djemaa el-Fna - "Patrimônio Imaterial da Humanidade"

Marrakech/Marrocos

Ao noroeste do continente africano, encontramos Marrocos, separado da Espanha pelo Estreito de Gibraltar, este país cheio de excentricidades nos leva a uma atmosfera de sabores, cores e cheiros únicos.
Marrakech se caracteriza por ser uma das quatro cidades imperiais do Marrocos, assim como as cidades de Rabat, Méknes e Fez, as quais serviram de base para a colonização árabe islâmica no Século 7 e acabaram se tornando importantes centros políticos de sua época. Sendo uma cidade imperial Marrakech possui uma coloração ocre (vermellha), e toda a cidade, muros, e comércio deve obedecer a este padrão, tornando a arquitetura islâmica e seus jardins ainda mais deslumbrantes.
Nesta praça estão os famosos "encantadores de serpentes", mas cuidado, uma vez que o encantador põe o réptil no seu pescoço, nada menos do que $30 Euros são necessários para que ele a tire, é melhor olhar de longe, assim como os adestradores de macacos. Eles põem o animal nos seus ombros, e se não for pago o valor exigido, o dono induz o macaco a urinar na vítima, infelizmente acontece, e não se preocupe em procurar um policial para reclamar, afinal eles fazem parte da tradição e cultura local. Vendedores de água paramentados com uma roupa vermelha, um chapéu enorme e colorido e várias taças douradas penduradas no peito são uma tentação para fotos, mas estas deverão ser pagas, e "bem pagas". Uma tradição entre o povo e que passa de geração em geração é o círculo de histórias, onde as famílias sentam em um tapete no meio da praça, tomam seu chá de menta (como o nosso chimarrão), e contam histórias a noite toda. Pode se chegar na roda e ouvi-las, porém eles falam em árabe!!!
Os Souks (grandes mercados) situam-se em ruas estreitas e vendem de tudo o que se possa imaginar, frango, roupa, carne, azeitonas, frutas,lenços, sapatos (babouchas), ervas naturais, temperos, sabonetes, tudo mesmo, sendo que o local é tomado por um odor e uma coloração indescritível, o final da tarde chega a ser mágico neste local, onde além do comércio todo e das pessoas com suas vestimentas típicas passando, também passam motos, crianças saindo das escolas e burros de carga. Por vezes se fica em um espaço minúsculo entre a parede e o burro, experiência única. Como os Souks são enormes e as ruelas e comércios muito parecidos, deve-de ter cuidado para não se perder e erra a saída.
No Souk a tradição da "pechincha" faz parte da história do comércio local, os vendedores gritam, esbravejam, falam em inglês, árabe, francês, espanhol, arriscam um: Brasil, Ronaldo, obrigado, viram as costas, cospem no chão e chegam a vender um produto por até 50% menos do valor inicial dado, mas, é uma hora a menos no país, demora...
A cidade possui vários quilômetros cercados por muralhas, com portões gigantescos (babs) para o acesso a cidade, sendo que por vezes estas muralhas cortam praças, cemitérios ou Souks. Estas muralhas foram inicialmente construídas pelo sultão Ali Ben Youssef em 1126 a fim de proteger a cidade.
A Mesquita de Koutobia é o principal marco de Marrakech, com um minarete (local alto onde se chamam os muçulmanos para a reza diária) de 70 metros de altura, construído no final do século 12. Como só muçulmanos podem entrar em locais sagrados, a observação da Mesquita é só externa, mas já se tem idéia da imponência da construção.
Outra grande atração em Marrakech é o Palácio Bahia, construído no século 19 pelo vizir Bou Ahmed, suas 4 esposas oficiais e 24 concubinas, as quais ficavam confinadas nas dependências do palácio e no magnífico jardim interno do local, com suas fontes, bananeiras, laranjeiras e tamareiras.
É um país incrível, em nenhum outro lugar do mundo se vê tamanha riqueza cultural e contradições quanto no Marrocos.

Informações: Guia Espiral Marrocos
(São Paulo: Publifolha, 2008)


2 comentários:

  1. Olá, Acabei de voltar do Marrocos e encontrei seu site pesquisando sobre Marrakesh. Pretendo relatar a viagem e toda a experiência que tive e o que aprendi lá no meu blog de viagens. Lá tem dicas e informações sobre outros países também.
    Se quiser dê uma passada por lá.
    Um abraço
    Valéria
    http://foradomapa.dimambro.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Valéria, obrigada pelo comentário!
    Marrakesh é incrivel não? Seus aromas e contrastes, lindo! Vou olhar seu blog sim, bjus!!!

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar!!!