4 de maio de 2009

Parque Estadual de Itapuã - Viamão/RS

Bromeliacea
Árvore coberta de Barba-de-bode, um bioindicador de qualidade do ar. Indica que os níveis de poluição são muito baixos no local
Corticeira do banhado - Erythrina crista-galli

Pitangueira - Eugenia uniflora


Laguna Guaíba, aqui a poluição ainda não chegou, pode-se banhar nestas águas calmas...


 Parque Estadual de Itapuã/RS

O Parque Estadual de Itapuã se caracteriza por ser uma Unidade de Conservação localizado em Viamão/RS (Rua Dna. maria Leopoldina S/N.) o qual visa a conservação da biodiversidade local, estando aberto ao público desde que se tenha o ingresso de acesso ao Parque (vendido no Tudo Fácil - Centro-Porto Alegre/RS).
O acesso é restrito, tendo um número X de visitantes por dia (350 pessoas nas Praias das Pombas e Pedreira e 200 na Praia de Fora), o que confere proteção a fauna e flora local, evitando desequilíbrio ecológico e stress desnecessário dos animais que lá habitam.
No Parque pode-se banhar nas praias de água doce do Lago Guaíba as quais são banhadas pela Laguna dos Patos e são essenciais para a manutenção da vida das cerca de 40 espécies de répteis, 30 de anfíbios, 200 de aves, e de mamíferos que vivem no Parque.
Existem trilhas como a da Onça, da Fortaleza, Araça e Visão que podem ser feitas com o acompanhamento dos condutores locais, e com agendamento prévio, a visitação é de quartas a domingo, das 09 ás 18h.
Algumas proibições como a proibição de animais domésticos, proibição de se pendurar qualquer objeto nas árvores, proibição de utilização de guarda-sóis em área que não seja de praia, proibição de jogo de bola, bicicletas, som alto, pular do trapiche e a não permissão de circulação nas pedras pode até espantar os mais desavisados, mas por se tratar de uma Unidade de Conservação, algumas regras são importantes para que a biodiversidade se mantenha e para que nós possamos admirá-las.
Vale a pena conhecer e passar o dia no local.
 
Informações: 51.3494.8082 e 51.3288.8109.

3 comentários:

  1. Aproveite enquanto o BICHO HOMEM não chega lá

    ResponderExcluir
  2. Aproveite enquanto o BICHO HOMEM não chega lá

    ResponderExcluir
  3. É verdade... Infelizmente o "Bicho Homem" tem feito em pouco tempo grandes e irreversíveis estragos no nosso lindo planetinha... Obrigada pelo comentário, grande abraço!

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar!!!