7 de outubro de 2009

Fes/Marrocos

"Mesquita Kairaouine"

Medersa "Bou Inania" - Fes/Marrocos
Dançarina em show marroquino - Fes/Marrocos

Banquete típico marroquino - Fes/Marrocos

Show de música marroquina - Fes/Marrocos
Muros e portões da Medina "Fez el-Jedid"

Muros da Medina "Fez el-Jedid" - Fes/Marrocos
"Tanneries" - Curtume de Fes/Marrocos
"Tanneries" - Curtume de Fes (para curtir o couro de forma "natural", se utiliza fezes de pomba e urina de gado para "curtir" o couro)

Artesanato típico de Fes/Marrocos
Estreitas ruelas da cidade de Fes/Marrocos
(algumas medem pouco mais de 60 cm de largura)
Banca de lenços marroquinos

Burro de carga de Fes
(utilizado para o transporte de tudo, laranjas, botijão de gás, sacos, tudo o que se possa imaginar... e carregar...)

Banca de roupas e lenços típicos marroquinos/Fes

"Medersa Bou Inania"

Souks de compras em Fes/Marrocos

Antigo Portão "Bab Boujeloud" (sendo restaurado), na entrada da
Medina de "Fez el-Bali"

Portões do Palácio Real, na Medina "Fez el-Jedid"

Artesanato típico de Fes/Marrocos

"Zellij" - artesanato em mosaico multicolor, produzido com pedaços
de cerâmica -Fes/Marrocos

Cerâmica de Fes/Marrocos, feita em forno de barro, pintada e moldada a mão
Artesão fabricando as peças em cerâmica - todo o trabalho é manual

Detalhes das ruelas de Fes/Marrocos

Adornos em portas e lustres luxuosos de Fes/Marrocos

Chinelos em couro ("Babouches") - produzidos no curtume (Tanneries) - Fes/Marrocos

Camelos produzidos com as sobras do couro do curtume de Fes (Tanneries)

Curtume - "Tanneries" - de Fes/Marrocos (todo o trabalho é artesanal)


Copos de chá marroquinos (para beber à la menta)

"Mão de Fátima" - amuleto marroquino utilizado contra o "mau-olhado"

Artesanato em latão, feito artesanalmente cada detalhe milimétrico

Fes /Marrocos

Fes é a mais antiga das capitais imperiais de Marrocos e a cidade islâmica mais completa do mundo árabe. Sua fundação data do ano de 790, e entre seus colonizadores se misturaram muçulmanos de Córdoba, árabes tunisianos e uma comunidade judaica. Esta diversidade cultural transformou a cidade em um centro cultural dotado de tradições artísticas diferenciadas e de uma rica cultura.
No século 11, o príncipe Yussef ben Tachfine uniu as duas partes da cidade dentro de muros. A cidade alcançou seu auge nos século 13 e 14.
O Portão "Bab Boujeloud" (do ano de 1913) é a entrada principal para a velha Medina "Fez el-Bali". As medinas são labirintos de ruelas estreitas cercadas por muralhas.
Entre estas ruelas, encontram-se os Souks (centros de compras) e alguns monumentos importantes na cultura árabe, como a Medersa "Bou Inania" (Século 14), um dos monumentos mais magníficos e importantes do país, com detalhes em estuque (madeira entalahda) e zellig (mosaicos) e a Medersa "Ben Youssef" (construída por volta de 1570), a maior escola corânica do Marrocos cuja educação era baseada na teologia, lei e retórica islâmica. Foi construída no século 12 com o intuito de abrigar estudantes de fora da cidade. A Medersa oferecia além de quartos para hospedagem, salas de aula e sala de orações.
A Mesquita "Kairaouine" (Séc. 9), era a maior até a construção da Mesquita Hassan II (1990) na cidade de Casablanca. A visita ao seu interior é proibida a não-muçulmanos.
Ainda na Medina "Fez el-Bali" encontramos a "Foundouk Nejjarine", do século 18, onde há exposição de trabalhos em madeira. Próximo fica o "Souk Sebbaghin" (Souk dos tintureiros), onde situam-se os curtumes artesanais. Ao entrar no curtume se recebe algumas folhas de menta, mais adiante descobre-se que sua utilização é exatamente "para cheirar", pois os curtumes utilizam fezes de pomba e urina de vaca para curtir o couro de maneira artesanal, e o cheiro é tão forte, que permanece nos produtos mesmo após todo o processo finalizado.
No século 13 foi construída a Medina "Fez el-Jedid", contornando uma praça que servia de palco para vários artistas locais. Em um de seus lados fica o "Palácio Real", fechado para o público.
Nos Souks (centro de compras), dentro das medinas é possível encontar de tudo: tapetes bérberes, ervas aromáticas e temperos, tecidos, seda, artesanato, mosaicos, e alguns restaurantes típicos com atrações marroquinas como danças, teatros e comidas típicas. Não se assuste se alguém lhe puxar pelo braço em meio a sua janta, lhe levar para um quarto escuro e começar a tirar sua roupa. sempre pegam um alguns turistas para realizarem o casamentos marroquino, com direito a dança e vestimentas típicas.
Fez é uma cidade cheia de segredos e mistérios, o melhor é ir com um guia pela primeira vez e depois tentar descobrir sozinho os encantos desta espetacular cidade marroquina!!!

Fonte: Guia Espiral Marrocos
(Publifolha; São Paulo - 2008)

6 comentários:

  1. Nossa, Fes é uma cidade muito rica, bela, e atraente. Simplesmente amei. Ainda amo mais porque o amor da minha vida vive aí, em Fes.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Obrigada pelo comentário!
    Concordo contigo, Fes é encantadora, apesar de seus contraste cultural, é um destino turístico imperdível!
    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostaria de saber se você teria o contato do guia que auxiliou sua visita à Fès! Obrigada.

    (camis.valle@gmail.com)

    ResponderExcluir
  4. Olá Camila, já respondido por e-mail!
    Quem fez todo o pacote foi a Denise da Turitália Viagens ,conhecemos as principais cidades do Marrocos com um guia em uma excursão que saiu da Espanha!
    Boa viagem!
    Abração!

    ResponderExcluir
  5. Nossa amei conhecer um pouco mais deste lugar tão fascinante... Pois um dia eu ainda irei neste lugar... gostaria de ver de perto outra realidade, além da minha brasileira!! Parabens por esta viagem e muito obrigada por compartilhar conosco esta maravilha!!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Muito obrigada pelo comentário! Comentários como o teu são muito gratificantes! Obrigadão mesmo! Que bom que gostastes!!! Abração!

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar!!!