30 de setembro de 2009

Parque da Redenção - Porto Alegre/RS

Chafariz de Ferro Fundido de origem francesa adquirido pela comunidade no ano de 1884 (Recanto Europeu).
Flor de lótus do Recanto Oriental

Pergolado Romano e suas colunas jônicas - Recanto Europeu

Flora local do Parque da Redenção
Avifauna: Sabiá-laranjeira

Esponjinha vermelha - Calliandra tweedii

Lago da Redenção

Avifauna
Flores da Redenção

Vaso adornado em frente ao Orquidário.

Quelônios do Lago da Redenção.

Raízes adventícias.

Avifauna: Garça-branca.

Pitangueira - Eugenia uniflora

Parque da Redenção - Porto Alegre/RS

O Parque da Redenção ou Parque Farroupilha é uma extensa área verde de 37 ha e se localiza entre os bairro Bom Fim e Cidade Baixa, bem próximo ao centro da cidade de Porto Alegre.
O Parque foi fundado em 19 de setembro de 1935, pelo decreto n°307, e possui cerca de 8.716 exemplares de vegetais como Pau-brasil, butiá, pitangueira, cedro e outras espécies nativas, e ginkgo biloba, amoreira, tamareira, entre outros, como exemplares de espécies exóticas existentes no parque.
A avifauna da Redenção conta com exemplares de anu-preto, anu-branco, beija-flor-dourado, joão0de-barro, tesourinha, bem-te-vi, sabiá-laranjeira, entre outros.
Há 38 monumentos no parque, como o Monumento do Expedicionário (feito em granito, com um arco duplo medindo 12,50 m de altura), a Pira da Pátria, a Coluna Jônica, a Fonte Francesa, entre outros.
Na parte central do Parque da Redenção (no centro da Avenida dos Estados) há um Espelho D'água que em dias ensolarados reflete a imagem do céu e das árvores proporcionando um espetáculo belissímo aos apreciadores das belezas naturais.
Pouco a frente do Espelho D'água está a Fonte Luminosa, contruída em Nova Iorque e instalada no parque em 1935. Esta fonte pode elevar a água a até 8 metros de altura e pode ser iluminada por até 31 holofotes dediversas cores, um espetáculo muito bonito!
O lago da Redenção, utilizado para o passeio de pedalinhos, também serve de lar para muitas espécies, dentre elas, os diferentes tipos de quelônios que ali vivem, e peixes que servem de alimento para as garças que rondam o entorno da lagoa. Muitas espécies vegetais acabam se estabelecendo nas margens pantanosas do lago, como é o caso dos maricás, das corticeiras e dos chorões.
Há ainda no Parque Redenção o Orquidário Gastão de Almeida Santos, inaugurado em 1953 e com 2173 exemplares de orquídeas, o mini-zoo Palmira Gobbi Dias, criado em 1925, o Embracadouro ou Recanto da Ilha, e alguns recantos como o Recanto Alpino, o Recanto Europeu, Recanto Oriental e o Recanto Solar.
Aos sábados pela manhã, há a ttradicional feira ecológica, onde são vendidos produtos sem aditivos químicos. Á tarde e aos domingos ,a feira de artesanatos e antiguidades preenche as calçadas da Ruas José Bonifácio e torna o Parque da Redenção um ponto de encontro entre os gaúchos!!!

Informações: (51) 3286-4458

29 de setembro de 2009

Floresta Nacional de São Francisco de Paula/RS - FLONA/RS

Gafanhoto - soldado (Chromacris speciosa), lindo, lindo!!!




Fungos.
Taturanas


Pteridófita e um visitante...
Teia de aranha - uma obra de arte da natureza.

Opilião de corpo vermelho, incrível!!!


Pequeno molusco

Fungos.

Briófitas.


FLONA - Floresta Nacional de São Franscisco de Paula/RS 

A Floresta Nacional de São Franscisco de Paula é uma grande reserva natural de Araucárias, localizada na Serra do Umbú, a 23 Km de São Franscisco de Paula. Esta unidade é mantida pelo GovernoFederal desde a década de 50 e administrada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA), sendo caracterizada como uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável.
São Fransciso de Paula é uma das regiões mais umidas do estado, sendo que seus invernos são rigorosos, muitas vezes apresentando neve, geadas, nevoeiro e temperatura anual de cerca de 18° C.
A FLONA situa-se em uma área que abrange a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica , sendo considerada região de "altíssima prioridade" para a preservação de áreas importantes para a conservação da Mata Atlântica, sendo que esta floresta está inserida no Corredor Ecológico do Rio dos Sinos.
Existem trilhas ecológicas no local, além de uma grande diversidade biológica, podendo-se encontrar diferentes tipos de animais e vegetais, inclusive araucárias de até 500 anos de idade.
É um lugar belíssimo, de uma riqueza grandiosa tanto em sua flora quanto em sua fauna! 

Informações: FLONA de São Franscisco de
Paula - São Francisco de Paula/RS 
Fone (54) 244 - 13 47